Registrar

PESQUISAR
Skip Navigation Links

Inscrições para a palestra de combate ao capacitismo vão até quarta em Curitiba

27 de fevereiro de 2023

/include/handler/download.ashx?t=i&m=
  • Inscrições para a palestra de combate ao capacitismo vão até quarta em Curitiba.

Inscrições para a palestra de combate ao capacitismo vão até quarta em Curitiba.

Termina na quarta-feira, dia 1º de março, o prazo de inscrições para a palestra gratuita que vai discutir como a sociedade pode se tornar anticapacitista. O capacitismo é a discriminação contra as pessoas com deficiência.

A palestra será com a professora catarinense Marivete Gesser, pós-doutorada pela State University de Nova York, na sexta-feira (3/3), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, das 14h às 16h.

As inscrições gratuitas devem ser feitas por este link. Todo o evento será acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O evento é organizado pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba e faz parte das celebrações dos 330 anos da cidade. Ainda é possível se inscrever para as últimas vagas disponíveis. 

"A professora Marivete vai apresentar contribuições de pessoas com deficiência para gerar formas acolhedoras de se relacionar. Assim como o racismo é o preconceito sobre a raça, o capacitismo é o preconceito e discriminação contra as pessoas com deficiência", afirmou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes. 

A professora catarinense Marivete Gesser é pós-doutorada pela State University de Nova York, mestre em psicologia pela PUC-SP, professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora visitante da Western University no Canadá. Ela também é coordenadora no Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária que articulam os estudos da deficiência com as áreas da psicologia e da educação. 

O que é capacitismo?

Capacitismo é a discriminação contra pessoas com deficiência por considerá-las incapazes. Trata-se de um preconceito que pressupõe um padrão corporal ideal, que caso não seja contemplado torna uma pessoa inapta na sociedade.

O que são ações anticapacitistas?

Práticas anticapacististas são aquelas que promovem a inclusão, autonomia e emancipação das pessoas com deficiência.

São exemplos: ambientes com acessibilidade adequada, banheiros inclusivos, respeito ao tempo de fala do outro, entre outros.

Serviço

Palestra sobre ações anticapacitistas, com Marivete Gesser, pós-doutorada pela State University de Nova York
Data: sexta-feira (3/3)
Horário: das 14h às 16h
Local: auditório da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, 2º andar, Centro)
Evento gratuito. Acessível em Libras
Vagas limitadas
Inscrições até 1º de março, por este link.
 

   
     

Rua Schiller, nº 159

Cristo Rei, 80.050-260 - Curitiba - Paraná

Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

subir para o topo da página
mapa do site perguntas frequentes